Um roupeiro diferente

5 de Setembro, 2020 0 Por inventar

Quando uma casa é pequena a criatividade é fundamental para tirar proveito de todos os pequenos espaços.

Com recurso a simples tubos de meia polegada e respectivos acessórios utilizados em canalizações, foi desenvolvido e construído uma estrutura para aproveitar um pequeno espaço. Partilham-se alguns dificuldades e aprendizagem, devolvendo assim à comunidade internáutica o nosso contributo, salientando a inspiração recolhida no Pinterest.

 

Começando por fazer um esboço em CAD recorrendo a ao “velhinho” Cubify Design 2014 comprado ainda como Alibre à VHN Engenharia da Maia. Este software curiosamente voltou a chamar-se Alibre depois de ter passado pelas mãos da 3DS Systems conforme anúncio no portal da VHN e na altura foi o único que encontrei a um custo acessível para brincadeiras de bricolage, atentos os preços absurdos das licenças dos softwares de CAD mais conhecidos.

O conjunto resume-se a uma cómoda comprada numa venda de garagem, uma estrutura tubular, uma estante Kallax do IKEA lá em cima com as respectivas caixas Lekman, também da IKEA. Tudo isto fica oculto atrás de um acrílico opalino, montado numa estrutura de ripas de madeira, que não é transparente mas deixa passar a luz da janela para o corredor, mandado cortar na Acrial de Sintra.

A imagem mostra uma das peça críticas desta estrutura pois a pesquisa efetuada no Pinterest não permitiu de imediato perceber que ao instalar as tubagens e acessórios todos eles com rosca direita, a dada altura torna-se impossível concluir a montagem, sendo necessário peças de união que permitem o aperto sem rodar o tubo, conforme montagem a seguir. Os tubos terão de ser roscados pelo vendedor, neste caso Céu Batista e Filhas, da Abrunheira, perto de Sintra.

Seguiu-se a necessidade de “aparar” a estante Kallax pois não cabia na parte superior devido a uma reentrância da parede junto ao tecto. Como se pode ver a estrutura é bastante leve e algo frágil quando é assim aberta pelo que isso deverá ser tido em conta na aplicação dos parafusos de fixação da estante às tubagens, evitando aperto excessivo dos parafusos.

Esta brincadeira teve uma custo aproximado de 907 €, só em mercadorias, abaixo discriminado. O tempo investido não foi objeto de contabilização atento o facto de ser um projeto de bricolage levado a cabo nos tempos livres mas foram muitas horas de diversão 🙂 Neste vídeo em youtube pode ter-se uma ideia melhor do resultado final.

 

Para quem quiser ter uma referência para a altura a que ficam os varões para os cabides, junta-se um excerto de desenho com medidas em milímetros.